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Contencioso: Ferramenta de Gestão Estratégica

Contencioso: Ferramenta de Gestão Estratégica

O contencioso de alta demanda, definitivamente, se estabeleceu na agenda fixa dos executivos dos grandes players do mercado de consumo nacional e internacional.

Todos buscam soluções que melhorem seus resultados, reduzam os seus custos e fidelizem seus clientes; sem, contudo, abrir mão da qualidade técnica jurídica na atuação e defesa de seus interesses.

Foco em custo ou qualidade? Os dois!

Contingências, resultados periódicos, atingimento de budgets, metas das equipes, recebimento de bonificações, fidelização dos clientes, imagem no mercado de consumo são alguns dos issues da gestão de negócios que são frontalmente impactados pelos resultados do contencioso de alta demanda.

Então, como garantir alta qualidade técnica, custo competitivo e elevação dos resultados na gestão do contencioso de alta demanda?

A resposta a esta pergunta decorre de uma premissa basilar: reconhecer o contencioso de alta demanda como ferramenta estratégica de gestão do negócio.

Os executivos, sejam dos departamentos jurídicos, de pós-vendas ou de atendimento aos consumidores, que fixaram a gestão destas demandas na agenda estratégica, têm conseguido apresentar melhorias substanciais e resultados importantes onde antes apenas indicavam impactos nas contingências e nos custos das empresas.

Estabelecer diretrizes, escolher os parceiros certos, definir SLA´s e KPI´s, planejar e acompanhar os resultados, retroalimentar as operações são os caminhos a serem percorridos para o sucesso.

Destes caminhos, entendemos, que o mais importante é a correta escolha do parceiro de negócios que suportará as estratégias e entregará os resultados. Conduzir as ações judiciais com foco em resultados estratégicos e retroalimentando as operações para corrigir rotas tornou-se uma especialidade do mundo jurídico. Busquem os especialistas.

Muitos são os escritórios de advocacia que se aventuram nesta complexa atuação; mas poucos são especialistas, poucos são os que, realmente, entregam; os que realmente tomam como suas as diretrizes e metas de seus clientes, dedicando suas equipes e conhecimento para alcança-las.

Tem sido comum, neste competitivo mercado de gestão de contencioso, uma armadilha aos executivos jurídicos ou gestores dos problemas jurídicos: os novos players que apresentam soluções "inovadoras", custos baixos e resultados imediatos.

Porém, o resultado é conhecido: nova rodada de negociação com outros escritórios em poucos meses e uma conta grande a ser paga por anos pela não qualidade.

Este cenário, importante registrar, se deve muito à interminável busca por redução de custos que as empresas impõem aos seus escritórios de advocacia; a visão imediatista, de atingimento de metas a curto prazo para o recebimento de bônus dos gestores sem visão de futuro provocam estragos às empresas que serão reconhecidos, muitas das vezes, após ótimos, mas não sustentáveis, resultados apresentados.

O desafio, portanto, é grande; mas os cases de sucesso implantados por executivos com visão de futuro e seus escritórios parceiros demonstram, de forma inequívoca, que o caminho é sim tornar a gestão do contencioso uma ferramenta estratégica para condução do negócio, perpetuando esta visão aos executivos que se enfileirarão na linha de sucessão empresarial, entregando os resultados imediatos, mas sem abalar o resultado macro da empresa.

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Gustavo Pinhão Coelho​ é advogado do Escritório Pires e Gonçalves Advogados. ​

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