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Feedback – ferramenta essencial na gestão de pessoas dos escritórios de advocacia

Feedback – ferramenta essencial na gestão de pessoas dos escritórios de advocacia

Escritórios de Advocacia são instituições que possuem uma estrutura organizacional diferente de uma organização corporativa tradicional, a conhecida distribuição de cargos. Na maioria das bancas existem sempre sócios e associados. Essa estrutura traz um desafio importante quando falamos em gestão de pessoas.

 

Trazer para dentro do escritório ferramentas de gestão de pessoas é uma solução inteligente para manter, aumentar a satisfação dos clientes atendidos e desenvolver pessoas.

 

Nesse sentido, a ferramenta de feedback tem um papel fundamental, mas é preciso cuidado na implementação. É essencial investir nosso tempo na construção de um ambiente onde as pessoas tenham o desejo de conversar abertamente uns com os outros, sobre a percepção que elas possuem sobre o que fizemos ou deixamos de fazer. Compreender que, apesar das boas intenções, nossas ações e comportamentos podem gerar resultados diferentes daqueles que gostaríamos, e só ficaremos sabendo disso se permitirmos que alguém nos conte.

 

Sensibilizar as pessoas sobre os benefícios do feedback é o primeiro passo para engajá-las. O segundo passo é prepará-las para dar e receber o feedback.  O terceiro passo é contar com as pessoas chaves do escritório, elas são o espelho da organização e precisam fazer a lição de casa!

 

O feedback é temido em muitas situações por ser aplicado de maneira equivocada, pois geralmente é utilizado, apenas, para dar algum retorno negativo carregado de julgamento e achismos que acabam não provocando a mudança de comportamento desejada.

 

A metodologia criada pelo "Center for Creative Leadership"  nos Estados Unidos, nos ajuda a estruturar o feedback, resumida pela sigla : SCI – situação, comportamento e impacto – ou seja, eleja uma situação, aponte o comportamento desejado (que você quer reforçar, positivo) ou  (indesejado) e mostre o impacto que esse comportamento causou.

Aprender a dar e receber feedback é uma habilidade que ainda precisamos desenvolver. E a dica essencial aqui é TREINAR portanto:

 

Para dar o feedback:

 

1-    Planeje com antecedência

2-    Seja específico

3-    Fale somente em seu nome

4-    Dê abertura e ouça

 

Para receber o feedback:

 

1.    Ouça atentamente

2.    Anote

3.    Lembre-se do valor do feedback

4.    Peça exemplos

5.    Dê seu ponto de vista

 

 

Indicadores de Melhora

 

É possível sentir as melhoras ao longo de seis meses depois da sua implementação.

 

O primeiro item a ser olhado é a satisfação do cliente. Quando as pessoas sabem como estão indo e o que se espera delas, o clima melhora e consequentemente o cliente também sente. Quando aplicada pesquisa de satisfação, isso pode ser facilmente identificado.

 

Cliente feliz é oportunidade de novos negócios, nosso segundo indicador.

 

Quando toda equipe consegue se desenvolver, a produtividade aumenta, reduz o turn over, os atrasos e faltas.

 

Outro indicador importante é a redução de erros.

 

Esteja aberto para dar e receber feedback. Receba-o e use-o para se tornar um profissional ainda melhor!

 

Marilia Termesana, Consultora de Cultura Organizacional do PG Advogados

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