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VENDAS NÃO PLANEJADAS E O CUSTO DAS RECLAMÇÃOES

VENDAS NÃO PLANEJADAS E O CUSTO DAS RECLAMÇÃOES

Muitas empresas entraram de cabeça nas vendas da Black Friday e agora estão sofrendo para conseguir cumprir com os prazos de entrega. Segundo o site Reclame Aqui, desde o dia 23 de novembro, o volume de queixas chega a 25.800, sendo que o principal motivo foi atraso na entrega.

 

As reclamações da Black Friday crescem na mesma proporção que as vendas crescem e para minimizar os problemas, o Procon montou uma operação especial para atender os consumidores que se sentiram lesados durante a Black Friday.

 

Isso mostra que o consumidor também está mais exigente com essas mega promoções. O órgão de defesa começou monitorando os preços dois meses antes para saber se não teríamos a famosa metade do dobro.

 

Agora que a data já passou, o consumidor começa a pensar nos presentes de Natal e as companhias que tiveram grande volume de reclamações na Black Friday com certeza terão menos vendas nessa época. Será que vale a pena vender muito na Black Friday, não entregar e perder o consumidor no Natal? Com certeza não!

 

Os especialistas em varejo são categóricos em afirmar que é sempre muito mais difícil conquistar um cliente novo do que manter aquele que já se relaciona com a marca. Então, se durante a prova de fogo que foi a Black Friday, sua empresa não atendeu as expectativas, agora será muito difícil recuperar esse cliente.

 

Ainda, a experiência mostra que vendas mal planejadas refletem em reclamações na justiça cerca de dois meses depois. Isso significa que as empresas que se planejaram mal vão começar o ano com muitos problemas para resolver. E gastando dinheiro que não estava planejado para pagar indenizações.

 

Segundo a líder Roberta Forlani, a Black Friday é um excelente canal para impulsionar vendas, mas se não for bem planejada, pode se tornar uma grande dor de cabeça. "Nesses anos aqui atendendo empresas na área do consumidor, vimos o comportamento mudar. As empresas estão cada vez mais preocupadas em atender bem o cliente para não ter problemas futuros. Elas viram que deixar virar uma reclamação na justiça gera impacto na marca e diminui o lucro das vendas", explica Roberta.

 

Roberta conta que nem sempre foi tão simples enxergar essa conta. "Trabalhamos com análise de dados há mais de cinco anos e agora conseguimos mensurar com precisão de onde vem os problemas de reclamações dos nossos clientes. Com essas informações, emitimos relatórios sobre esse panorama, ajudando o cliente a enxergar onde está o problema".

 

Agora, é planejar as vendas no Natal sem cometer os mesmos erros da Black Friday para não começar o ano com muitas reclamações na Justiça.

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